top of page
Buscar

Bancos - breve explanação

Foto do escritor: Ricardo AlmeidaRicardo Almeida



fonte : Brasil Escola - blog do investidor

Os bancos são instituições financeiras que podem ser privadas ou públicas que fornecem serviços financeiros à sociedade.


O que os bancos fazem?

O dinheiro captado (depositado) dos clientes (pessoas físicas, empresas, indústrias e/ou governo) é utilizado pelos bancos para conceder empréstimos a outros clientes, desta forma os bancos cobram juros e assim ajudam para a circulação do dinheiro.

Os bancos são instituições essenciais à manutenção do comércio (atividades comerciais), porque além de oferecer serviços financeiros, facilitam transações de pagamento e oferecem crédito pessoal, ajudando no desenvolvimento do comércio nacional e internacional.


Como os bancos sobrevivem?

Os bancos conseguem obter lucros, através dos juros e das taxas cobradas pelas transações efetuadas. Exemplos: Taxa de manutenção de conta, juros de empréstimos, taxas de DOC e etc.


Hoje, os bancos são regulados pelo Banco Central de cada país, o Banco Central possui a função de emitir dinheiro, capturar recursos financeiros e regularem os bancos comerciais e industriais. Assim, eles estabelecem regras e controlam o sistema financeiro geral de cada país.


Cofre, dinheiro, conta corrente, cheque, empréstimo. Você pode até achar que a função do banco é guardar dinheiro, disponibilizar conta corrente, emitir cartão de crédito, oferecer alternativas, mas na verdade a principal atividade do banco é emprestar dinheiro.


Pode ser um empréstimo pessoal, um financiamento de carro ou casa, um crédito rotativo no cartão de crédito ou um cheque especial, tanto faz: todos são empréstimos.

De onde o banco tira tanto dinheiro para emprestar?

O banco é o agente central de um sistema financeiro.

Simplificadamente, de um lado estão os poupadores, isto é, todos que acumularam recursos provenientes de algum tipo de renda: trabalho, lucros, vendas etc. Do outro lado estão os investidores, todos que precisam de recursos para aplicar em produção, instalações, aquisição de bens etc.

O banco faz a ponte (intermediação financeira) entre esses dois lados, crucial para a economia crescer.

Em qualquer negócio a empresa compra o produto a um determinado preço do fabricante ou do atacadista e revende o produto mais caro para o seu cliente ou consumidor. Esse ganho entre o preço de compra e de venda tem que ser suficiente para que a empresa cubra os custos do seu negócio (instalações, transporte, funcionários, impostos etc). Resumindo: comprar barato e vender caro, e quanto maior a quantidade, mais lucro.


Num banco, a lógica é a mesma. O produto é o dinheiro, e o preço é a taxa de juros.

Como ninguém pode “imprimir” dinheiro, o banco precisar tomar dinheiro emprestado para poder emprestar. Assim, ele sempre tentará captar o dinheiro dos poupadores ao menor preço (taxa de juros) possível, e tentará repassá-lo a quem precisa ao maior preço (taxa de juros) possível. Essa diferença entre as taxas de juros de captação e de empréstimo aos clientes é chamada spread bancário.


O banco precisa do seu dinheiro!

Note que é fundamental que o banco capte dinheiro de quem está poupando, ou seja, o banco PRECISA tomar emprestado O SEU dinheiro! Pode até soar estranho, mas é isso mesmo: você empresta dinheiro pro banco para ele ganhar MAIS dinheiro emprestando a outras pessoas.

O banco sempre tentará captar o seu dinheiro ao menor preço e pelo máximo de tempo. Quando você deixa qualquer dinheiro parado na conta corrente, está entregando o dinheiro “de graça” para o banco, ou seja, com 0% de juros. Por ora, vamos ignorar as tarifas bancárias, pois só “pioraria” a situação. Você pode sacar esse dinheiro quando quiser, é verdade, mas se você não aplicá-lo, o banco o faz por você diariamente e retém todo o lucro.

Existem outras formas de captação de recursos no banco: poupança, CDB e vários outros produtos. O gerente do banco representa tanto a área de compras, tentando captar o seu dinheiro ao menor preço possível, como a área de vendas, concedendo empréstimos ao maior preço possível. Avalie as recomendações dele com cuidado.

Agora que você entendeu o que um banco faz, lembre-se: o banco precisa do seu dinheiro para a sua atividade principal, a de emprestar dinheiro. Esse objetivo, de captar seus recursos ao menor preço possível, está presente em quase todos os produtos que um banco oferece, da conta corrente aos investimentos. E se ganhar esses recursos custou tanto a você,  valorize-os e procure sempre melhores condições para aplicá-los.


Ricardo Almeida (21) 99784-3822


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post

Contact

21-997843822

Follow

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Facebook
  • LinkedIn

©2018 by Escolinha do Factoring. Proudly created with Wix.com

bottom of page