O que é fiança bancária?
Fiança Bancária é um contrato por meio do qual o banco, que é o fiador, garante o cumprimento da obrigação de seus clientes (afiançado).
Pode ser concedida em diversas modalidades de operações e em operações ligadas ao comércio internacional junto a um beneficiário (credor do cliente do banco).
Na contratação da fiança bancária, o banco emite uma “carta de fiança” para seu cliente. A carta de fiança é um contrato de fiança em que o banco (instituição bancária) passa a figurar como fiador em um determinado contrato.
As empresas necessitam dessas cartas de fiança para viabilizar suas transações comerciais (concorrências públicas, empréstimos com outros bancos, comércio exterior, BMF, BNDES) ou para substituir depósitos referentes a processos judiciais ou administrativos.
Qual o custo da fiança bancária?
Como garantia pela operação, o banco cobra uma taxa percentual (de 3% a 7%) geralmente calculada sobre o valor e o prazo da carta de fiança.
Ou seja, quanto maior for o valor e a duração da carta, maior será o valor da comissão cobrada pelo banco.
Em alguns casos isso pode elevar muito o custo de um contrato, principalmente em casos de garantia de adiantamento de pagamento.
Vale a pena substituir a fiança bancária pelo seguro garantia?
Contratar um seguro garantia é muito mais rápido e econômico que a optar pelo seguro bancário ou fiança bancária.
Na antecipação de pagamento existe a possibilidade de negociação nas coberturas e politicas de taxas mais flexíveis que a carta de fiança bancária.
Por isso, o seguro garantia tem se tornando uma opção bem atrativa para os segurados que buscam garantias nos contratos.
O que é Seguro Garantia? Entenda esse seguro
O seguro garantia é a opção mais rápida e econômica para garantir o cumprimento de contratos
O seguro garantia é uma modalidade de seguro previsto em lei (Lei nº 8.666 de 21 de junho de 1993) que visa garantir o cumprimento de contratos em relação aos prazos, valores e demais obrigações transcritas no mesmo. Tem um custo bem menor que a fiança bancária. Por isso, tem se tornando uma opção bem atrativa para os segurados que buscam garantias nos contratos.
Tipos de Contrato
Construção
Fabricação
Editais para licitações públicas ou privadas
Fornecimento de bens
Prestação de serviços
Vantagens do Seguro Garantia
Redução de custos é uma questão de estratégia competitiva. E quando o assunto é caução de editais para licitações públicas ou privadas para contratos de construção, fornecimento de bens, prestação de serviços e aduaneiro, leva enorme vantagem se comparado com a tradicional carta de fiança bancária como :
Economia
Rapidez na emissão da apólice
Atende empresas de diferentes setores e portes
Atende diversos tipos de contrato
Não compromete o crédito bancário e a capacidade de pagamento
Não exige contra garantia financeira
Disponibiliza o capital de giro para novos investimentos
Custos e prazos
Oferece uma TAXA muito menor em relação a qualquer modelo de garantia existente no mercado. Além disso, pode ser realizado com uma maior velocidade para a efetivação do seguro.
O valor do seguro varia de acordo com a situação financeira da empresa contratada devidamente comprovada. Quanto melhor a situação, menor será a taxa do seguro garantia. O período de duração do seguro será o mesmo do prazo do contrato.
Em países como Estados Unidos, Japão como boa parte dos países da Europa o uso deste seguro está consolidado e tem se tornado cada vez mais comum no mercado brasileiro.
Cátia Costa
(21) 99784-3822
fonte : Life Guardian
댓글