As startups financeiras, chamadas de fintechs, estão revolucionando o mercado brasileiro. Os consumidores recebem com bons olhos as inovações que vêm deixando o segmento mais democrático e adequado às expectativas dos clientes.
Pesquisa realizada pela PwC indica que 12% das fintechs tiveram receita bruta acima de R$ 10 milhões, em 2017. Ainda de acordo com o levantamento, o mercado se expande de forma acelerada. Mas como isso vai continuar a acontecer?
Entenda neste post quais as principais tendências em fintechs para 2019.
O que são fintechs
As fintechs (financial + technology) são startups que atuam no setor financeiro, entre empresas de empréstimos, cartões de crédito e seguro etc. Elas têm como característica a pulverização da oferta de serviços e o alto nível tecnológico. Como o próprio nome diz, combinam finanças com tecnologia.
Alguns exemplos de sucesso no Brasil são o Nubank e o Guia Bolso, ambos caracterizados pela utilização intuitiva e contato 100% virtual, além de uma experiência altamente customizável, de acordo com as necessidades apresentadas pelo cliente.
Como as startups financeiras revolucionam o mercado
Com foco na transformação digital, as fintechs surgiram a partir de uma demanda na qual foi percebida grande insatisfação por parte dos clientes com os bancos e serviços financeiros. A partir daí, revolucionaram a oferta de serviços!
Conhecidas por soluções inovadores, as startups financeiras encontraram no setor uma lacuna de oportunidades e negócios lucrativos.
O Brasil, por exemplo, tem uma ampla população sem conta em banco — são cerca de 60 milhões de desbancarizados, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Criar soluções que possam ser adequadas para esse público, e que venham a melhorar a relação do cliente com o setor, é um desafio a ser superado.
Tendências em fintechs para 2019
O último levantamento realizado pela FintechLab apresenta que existem hoje mais de 440 startups financeiras em operação no Brasil. A grande maioria, 26%, é voltada para Gestão Financeira e Empréstimos. Confira, abaixo, quais as principais tendências em fintechs para o ano de 2019.
1. Fintechs de crédito
Empréstimos desburocratizados e com opções de juros mais atraentes, sem vínculo direto com banco ou instituição financeira, são tendências nas fintechs. A modalidade de crédito foi formalizada em abril deste ano pelo Banco Central. Ela amplia a concorrência, melhorando a oferta de serviços para o consumidor.
2. Insurtechs
O mercado de seguros vai cada vez mais se beneficiar das facilidades das startups financeiras, chamadas de Insurtechs, para a oferta de proteção veicular, residencial ou mesmo seguro de vida.
Essas insurtechs eliminam os processos morosos e complexos da contratação de seguros e transformam o serviço em uma espécie de compra virtual, que dispensa atendimentos demorados. Algoritmos de análise comportamental auxiliam na definição do perfil do consumidor e entregam o produto mais adequado para cada caso, por meio de uma plataforma online.
3. Negócios em redes sociais
A população está cada vez mais conectada e envolvida com as redes sociais, por isso as transações financeiras realizadas por meio de aplicativos — como o Facebook ou o Instagram — já são uma realidade. A aposta aproxima o consumidor do produto e transforma engajamento e credibilidade em lucro real.
4. Fintechs internas
Grandes e sólidas instituições financeiras estão apostando nas fintechs internas como forma de abraçar a inovação consolidada pelas startups. Com um grande leque de pessoas insatisfeitas com os serviços do mercado financeiro, a experiência digital customizada ajuda a mudar esse cenário com a oferta de novas ideias e serviços, também chamados internamente de “versão fintech”.
Acompanhar as tendências apresentadas pelas startups financeiras é um caminho para o gestor que deseja aplicar as inovações tecnológicas em seu negócio e, dessa forma, alinhar as expectativas dos clientes com a realidade do mercado. As opções são inúmeras e devem continuar a se expandir junto ao surgimento de novas demandas.
Agora que você já sabe o que são fintechs e como elas vão continuar a revolucionar o mercado, compartilhe essa ideia nas suas redes sociais!
publicação iVarejo
Ricardo Almeida
(21) 99784-3822
Comments