. Para se montar uma empresa de crédito, seja uma factoring, uma securitizadora, uma empresa de consignados, é necessário que o empresário saiba realmente o que quer, pois com a quantidade de novos tipos de empresas com licença para operações de crédito que surgiram no mercado é preciso que se use mais de um produto para se ter um leque maior e competir em igualdade com a concorrência. Existem tipos de empresas tipo securitizadora que é necessário se fazer um estudo apurado, antes de decidir se é isso mesmo que o empresário quer , consultar advogado especialista no mercado de capitais, ouvir sua opinião pela série de tramites que são exigidos para se montar uma securitizadora , impostos, modos operandi. É importante que se saiba que com o advindo das Fintechs , que parcerias terão que ser feitas para poder ter produtos para oferecer a seu cliente , que irá ficar cada vez mais exigente em termos de atendimento, rapidez, taxas e prestação de serviços. Muitas Fintechs ficarão pelo caminho, pois se não cuidarem com apuro do seu funcionamento, pressa em liberar operações para ganhar mercado , funcionários capazes, seleção de sacados, poderão sofrer problemas quando os títulos começarem a vencer e for apurada a sua liquidez. Não pensem que haverá uma ótima liquidez no início pois só com os primeiros vencimentos se poderá apurar as falhas iniciais e haverá de se ter folego para suportar os problemas iniciais de liquidações.
Precisa aprender os produtos que farão parte do negócio que se pretende abrir e contratar funcionários que se adequem a esse tipo de negócio. Isso é fundamental pois o mercado vai ficar muito rápido e exigente.
Mas o mais importante e que farão sua empresa funcionar, seja pequena, média ou grande são 4 figuras :
1. Um contador que entenda do seu mercado
2. Um advogado para preparar toda a parte jurídica da empresa, contratos, etc.
3. Uma empresa de programa que será a estrela da cia e fará sua empresa alcançar seus objetivos e obter sucesso frente a concorrência.
4.Um treinamento de base para seus funcionários .
A empresa de software faz tudo e basta inserir dados no programa para que tudo funcione.
Mas aí vem o primeiro conselho; o programa faz operações, emite relatórios, controles, cadastros, cria produtos que o empresários ache necessário, mas é necessário que exista uma pessoa , no caso um consultor, que lhe ensine como lidar e obter os benefícios do programa e os relatórios que são muitos.
Por isso aconselho que seu funcionário terá que conhecer cheques, notas fiscais, duplicatas, prorrogações, cartas de anuência, protestos, orgãos de consulta, garantias de operações, e para isso terá que ter um treinamento de base, que é o que os bancos faziam antigamente. Tem que ter a base para entender o seu trabalho e saber porque irá fazer isso ou aquilo , inserir dados e manusear o programa.
Um site explicativo sem muitas palavras em inglês para facilitar quem consulta sua página, pois o site é a porta de entrada de sua cia.
Funcionários que sejam atentos, eximios digitadores, interessados, educados e principalmente responsáveis , pois quem trabalha nesse mercado o que ocorre dentro de sua empresa é segredo de estado. Para esse mercado, aquele funcionário que na hora de uma operação importante para porque é sua hora de almoço não serve. Empresas de crédito trabalham muito durante o horário útil bancário e esse horário é apertado. Não se informa a concorrentes, taxas, limites, comportamento de cliente, sacados, índice de liquidez e informações confidenciais. Só devemos dar informação de cliente a concorrente quando aquele cliente puder lhe trazer prejuízo e não for bom para operar.
Criar encarreiramento profissional, para dar motivação a seus funcionários e para que sejam treinados em como a empresa funciona e todos trabalhem por igual. Contratar funcionários viciados em várias empresas concorrentes pode não ser bom para seu negócio. Criar linguagem e ações , em que diante de uma situação com cliente todos ajam por igual.
Seja um patrão rígido no modo de atuar pois nesse mercado é necessário, mas que seja justo , amigo e companheiro de seus funcionários.
Acostume-se em consultar o google nas suas dúvidas. Colocando certo, tudo se aprende no google.
Já estou nesse mercado há 50 anos, dentre bancos e factorings e não sei a metade do que deveria saber pois o factoring e crédito é um mundo fascinante e cada dia a gente aprende mais.
Um dos motivos dos bancos estarem com esse nível de inadimplência absurdo é que quando o mercado fluía bem, com alta lucratividade, criaram metas obrigatórias para seus gerentes nos produtos CHEQUE ESPECIAL e CARTÕES DE CRÉDITO. E a coisa foi andando , o mercado apertando, as pessoas começando a ficar apertadas, começaram a pagar somente os juros para não ultrapassar os limites de crédito e perder seu cheque especial ou cartão de crédito até que uma hora, com as taxas absurdas nem os juros conseguiram honrar.
Em tempo : O nome da sua empresa de preferência deve ser inicio do alfabeto para ficar em primeiro lugar nos orgãos de consulta.
Bom trabalho para todos
http://www.ricardoalmeida.comunidades.net/
consultem meu site e irão aprender muitos produtos de mercado.
http://www.decisaosistemas.com.br/
vejam como funciona uma empresa de programa
Ricardo Almeida
(21) 99784-3822
Comments